Eu nunca fui super fã de pão de mel! Quando eu era pequena minha vó costumava comprar aqueles industrializados de pacotinho, e eu achava aquilo um horror  acho que por isso, nunca fui muito de comer pão de mel, porque sempre me lembrava daqueles de pacotinho.

 

   Nas últimas semanas, recebi um pedido muito especial de uma seguidora: desenvolver produtos veganos e sem glúten pra empresa dela. Um desses produtos era um pão de mel, pensei: ferrou! hahaha Como eu vou desenvolver, com a qualidade necessária, um negócio que eu “não sou muito fã”? Mas aceitei o desafio e acabei me surpreendendo! Depois de muitos testes, o resultado ficou incrível 

PÃO DE MELADO

    Como em todas as receitas do blog, além de ser vegano e sem glúten, eu tive uma preocupação e um cuidado grande com a combinação de ingredientes pra ser também mais saudável e saboroso. Não esqueça de ler a receita toda, inclusive as observações, pra não perder nenhum detalhe, e, antes de começar, se você quiser fazer um pão de “mel” nível profissa, vale a pena ler esse post aqui da Dani Noce pra aprender sobre temperagem de chocolate – assim sua cobertura vai ser bem mais linda e brilhante que a minha, e o mais importante: não vai derreter tão facilmente quando estiver fora da geladeira.Pra dar menos trabalho, se você tiver com muita vontade, também dá pra fazer essa receita em versão bolo, grandão, e usar o chocolate ou doce de leite como cobertura!  Se fizer, me conte depois como ficou!

SECOS

  1. 1/2 xícara de farinha de arroz integral

  2. 1/3 xícara de farinha de grão de bico (pode ser arroz)

  3. 1/4 xícara de farinha de amêndoas (pode ser de arroz ou grão de bico)

  4. 1/2 xícara de fécula de batata ou polvilho doce

  5. 1 colher de sopa de cacau em pó

  6. 1/2 colher de café de sal

  7. 1 colher de sopa de fermento em pó

MOLHADOS

  1. 1 xícara de leite vegetal (usei de inhame),

  2. 1 colher de chá de canela em pó,

  3. 1 colher de chá de cravo em pó

  4. 1 colher de chá de noz moscada

  5. 1 colher de café de gengibre em pó

  6. 1/3 xícara de óleo de coco – pode ser azeite ou de girassol

  7. ½ xícara de açúcar demerara

  8. ¼ xícara de melado de cana

  9. 1 colher de sopa de vinagre de maçã

  10. 1 colher de chá de essência de baunilha

INSTRUÇÕES

  1. Preaqueça o forno a 210ºC e unte as forminhas com óleo e cacau, as que usei tem 8cm de diâmetro.

  2. Em uma leiteira, ferva o leite e, assim que levantar fervura, acrescente o melado e as especiarias. Reserve (esse processo fará com que o sabor das especiarias sobressaiam).

  3. Em um recipiente, coloque o leite com as especiarias, o óleo, o açúcar, o sal, a essência de baunilha e o vinagre. Misture bem e adicione as farinhas, o cacau em pó, o melado de cana mexendo bem até obter uma massa uniforme – você pode usar uma batedeira ou liquidificador para facilitar. Adicione o fermento e incorpore à massa.

  4. Disponha a massa nas forminhas e leve para assar por cerca de 20 minutos, ou até você espetar um garfo no centro e ele sair limpo. Preencha só metade das forminhas com a massa crua para ter certeza de que a massa não vá vazar.

  5. Espere esfriar completamente antes de rechear - vai levar cerca de uma hora.

  6. Corte os pãezinhos ao meio e coloque um pouco de recheio no meio. Não coloque muito, pois quando você fechar pode transbordar.

  7. Para o recheio, usei doce de leite vegetal e, no outro, manteiga de coco que eu mesma fiz (só bater coco seco ralado no processador por uns 10 minutos) com coco ralado e stevia.

  8. Cobri com chocolate 70% - leia o modo de preparo no link que coloquei no post.

  9. Leve à geladeira por cerca de 1 hora para firmar e devore 

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São Paulo - Brasil