AQUAFABA

 

Minha amiga "Van" do Cozinha Alternativa nos ensina a fazer a "Aquafaba que dá certo."
 

Ingredientes 

1 xícara de Grão de bico

3 xícaras de Água (pode adicionar mais durante o cozimento se necessário)

Modo de Preparo 

  • Em uma panela média coloque o grão de bico cru (1 xícara) mais 3 xícaras de água e deixe ferver. Como esta receita não exige panela de pressão o cozimento é mais demorado. Leva em torno de 50 minutos para o grão de bico cozinhar 

 

  • ATENÇÃO: Não se apavore se a água secar! Se isso acontecer adicione mais 1 ou 2 xícaras de água até que o grão de bico esteja cozido! Durante o preparo da minha aquafaba você vai perceber que na metade do vídeo eu adiciono mais uma xícara de água. É tranquilo, isso não afeta a qualidade final da aquafaba.

 

 

Dicas

 

Você pode deixar o grão de bico de molho em água de um dia para o outro para eliminar o ácido fítico! Muitas pessoas já possuem o hábito de demolhar grãos (feijão, arroz, grão de bico, lentilha) e castanha de caju! Se você é uma delas, pode deixar o grão de bico de molho sem problema algum pois esse processo não afeta a qualidade da aquafaba.

Aquafaba pode ser utilizada em todas as receitas que exigem o uso de claras em neve!  

Você pode cozinhar na panela de pressão. Alguns plant based chefs dizem que a qualidade da aquafaba é melhor quando cozida em panela normal. Mas, muita gente prepara em panela de pressão e relata que o resultado é o mesmo, então com pressão ou sem pressão dá pra fazer sua aquafaba.

Se você compra seu grão de bico em lata, NUNCA descarte a água! Eu quase chorei quando me dei conta que já tinha descartado litros de aquafaba minha vida toda heheheh. O que ocorre é que como o grão de bico enlatado é um produto industrializado ele possui conservantes, sais, e outras coisas que talvez você não queira que sua aquafaba tenha. Eu já fiz merengue com aquafaba de lata e ficou com a mesma consistência, porém com um sabor mais salgado. Então dá pra obter aquafaba do grão de bico enlatado, basta você decidir se você quer uma coisinha mais natural feita por você esta receita) ou está na correria e quer algo mais rápido (produto enlatado). 

Espero que essa receita seja muito útil para você e que nunca mais deixe de comer/fazer mousses, bolos, maionese por causa das claras! Agora você tem o substituo perfeito, de origem vegetal e livre de crueldade! Não vejo a hora de preparar macarons com a minha aquafaba, e você qual será sua primeira receita com esse ingrediente maravilhoso?

 

Please reload

Posts Recentes

November 11, 2019

November 11, 2019

November 11, 2019

November 11, 2019

Please reload

Please reload

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

localização

São Paulo - Brasil